TEDx, um evento inspirador e inovador.

20130916-235750.jpg

O meu primeiro contacto com o TED deu-se nas aulas de inglês Advanced level, onde minha professora nos colocava a assistir as palestras no youtube. Seu objetivo principal era de praticarmos o listening. Porem, devido às reflexões profundas, e aos assuntos bastante pertinentes das palestras, estas proporcionavam ricos temas para discussão e diálogo na sala de aula. Fiquei então profundamente interessado em assistir um destes eventos, que acontecem um pouco pelo mundo inteiro, e foi com muito êxtase que, por acaso, apercebi-me que haveria um evento TEDx aqui em Luanda. Acessei a pagina no facebook, e o site www.tedxluanda.com, e cumpri todos os requisitos para assistir o evento. O custo da entrada são 9.500 kz, mas ao fim do dia, ninguém se lembra de ter pagado este valor, porque vale mesmo a pena.

Mas o que significa a sigla TED, e como nasceu este evento profundamente enriquecedor?

A sigla TED significa Technology Education Design. Este nome deve-se a origem dos temas discutidos nas primeiras palestras. È uma plataforma global, dedicada as ideias que merecem ser partilhadas, conforme o slogan em ingles: Ideas worth spreading.

Nasceu em 1984, é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a difusão de ideias inspiradoras, atravez do formato conferência.

A conferência anual do TED, que tem lugar em Long Beach, na California, apresenta, durante quatro dias, pensadores e empreendedores de todo o mundo. As palestras duram cerca de 18 minutos e são disponibilizadas gratuitamente no site WWW.TED.COM. Nomes como Bill Gates, Al ore e Isabel Allende já passaram pelo palco da conferencia.

Para alem da conferência anual, realiza-se o TEDGLOBAL em Oxford, Reino Unido, onde os temas são de natureza um pouco mais internacional, mas com o mesmo formato.

Hoje em dia, o TED é referencia para uma vastíssima comunidade global de indivíduos e empresas que acreditam no poder das ideias inspiradoras e inovadoras.

TEDx são eventos locais, organizados e curados de forma independente, cujo foco está na criação de uma plataforma aberta e acessível, sem qualquer agenda comercial, política ou religiosa, permitindo assim o alastramento das ideias dignas de serem partilhadas, a nivel local ou global. (TEDx, onde x significa “evento organizado de forma independente”, segundo os regulamentos e normas TED.)
Felizmente, ouve alguém que teve o sonho de trazer este evento para o nosso pais. Seu nome é Januario Jano, designer e consultor de marcas, e que já vem trabalhando no desenvolvimento de projetos a nivel mundial. Ele é assim a figura responsável, o Curador e apresentador deste inspirador evento, a qual merece nossos rasgados elogios pelo excelente trabalho realizado.

O primeiro evento TEDx em Luanda, ocorreu no ano passado (2012), e não defraudou as espectativas. O elenco de oradores foi muito interessante, Incluíndo até mesmo um jovem adolescente de 16 aninhos, de nome DÉBORAH CARDOSO RIBAS, bisneta de Oscar Ribas, o bem conhecido escritor angolano. De forma sorridente e simpatica, falou-nos dos livros de sua infância, os seus preferidos, e que lhe impulsionaram a carreira das letras, bem como apresentou a sua primeira obra intitulada Histórias do coração.

A edição de 2013, aconteceu muito recentemente (25/05), e foi tão, ou mais empolgante do que a edição anterior. Desta vez, tivemos oportunidade de assistir oradores estrangeiros, inclusive um deles a expressar-se em língua inglesa (Oportunidade de praticar o listening outra vez.). O Orador foi IKENNA AZUIKE, o criador da rubrica WHATS UP AFRICA, onde o orador, por meio de vídeos, aborda temas relacionados com o continente africano, de forma satírica, divertida e muito empolgante. A sua palestra foi sem dúvida, um dos momentos mais divertidos do dia.

O evento começou em grande, com CARLOS AUGUSTO, o empreendedor arrojado, que falou sobre os ladrões de sonhos, ou seja, agentes internos ou externos que podem destruir sonhos ou planos futuros. CARLOS CARVALHO, jornalista e professor universitário, numa breve lição de economia, fui contundente na sua explanação, ao comparar Angola, África do Sul e Botswana, no que se refere ao dinheiro gasto em três áreas: Saúde, Educação e Defesa/segurança.

Um dos grandes momentos do dia, foi SÓNIA FERREIRA, Humanitária, ex pioneira da OPA, falou-nos de sua organização humanitária, ong okutila, e do seu trabalho incansável em prol de crianças desfavorecidas. No momento, dirige um centro de acolhimento no Huambo, que esta ajudando mais de 60 crianças.

Outro dos momentos altos do dia, foi a palestra do português MIGUEL GONÇALVES, o psicólogo atípico. O Autor, de forma cativante e eloquente, falou-nos de sua empresa, a Spark Agency, que tem a missão de criar interfaces entre empresas e pessoas, principalmente jovens. Suas palestras são verdadeiras aulas, onde da orientações de como se destacar na vida, como se apresentar para o mercado, ensina-nos o que realmente os gestores e empresários procuram nos seus colaboradores, etc etc, sempre de forma muito cativante. Uma das colocações dele, que arrancou fortes aplausos da plateia, foi a seguinte: “Se es o aluno mais inteligente da turma, estas na sala errada”. A dica que fica é: junta-te aos melhores!

ALINE FRASÃO, linda e espontânea como sempre, começou sua apresentação ao ritmo do kissanje, e em seguida, com a musica TANTO, que tanto furor já tem feito por ai. Ambas as musicas pertencem ao seu novo trabalho Movimento.

O TEDx faz apologia a imaginação e criatividade, e por este motivo, até a refeição é fora do padrão. Em ambas as edições, foram servidos pratos angolanos, mas no formato gourmet. Se na primeira edição foi funge, na segunda, o famoso mufete; com todos os integrantes do prato: Batata doce, Banana pão, peixe e feijão (moído em forma de papa). O coffe brake foi constituído igualmente por sabores angolanos, como sumo de mucua, kissangua, dentre outros doces e petiscos. As refeições são da autoria do restaurante 688.

Momentos culturais não podiam faltar num evento com este. O grupo ABADÁ CAPOEIRA abriu o dia com uma apresentação de ungo, e com uma surpresa bastante agradável: Uma apresentação de Ungo de seu lider mestre Kamosso, com 91 anos, mas com força suficiente para nos demostrar os seus dotes com o instrumento musical. Demonstrações de capoeira e até uma aula de pilates, igualmente marcaram presença.

Em suma, não haveria melhor forma de se cumprir a missão a que este movimento se propôs: Partilhar ideias com objectivo de mudar atitudes, vidas e em ultimo caso, o mundo. Acredito que todos os que se retiraram por aquela porta, já para lá das 22 horas, saíram de lá enriquecidos mentalmente e estimulados a agir, trabalhar para que possamos construir uma Angola, e porque não, um mundo melhor.

Advertisements

~ por Paulo Sérgio em Junho 12, 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: