A ganancia pelo poder de José Eduardo é muito perigosa para o país

Marcolino Moco, ex ministro do regime MPLA, e agora um crítico assumido de José Eduardo/MPLA, e defensor dos direitos humanos em Angola, disse, ao famoso jornal BUSINESS WEEK, que:

A ganancia do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, à 32 anos no poder é “muito perigoso” para o país.

Publicamos abaixo o artigo traduzido.

O povo angolano desfruta de menos liberdades individuais e direitos humanos hoje, do que durante o período de governo de partido único entre 1975 e 1992, Moco, um professor de Direito da Universidade Agostinho Neto, disse a jornalistas ontem na capital, Luanda.

O movimento Popular dos Santos para a Libertação de Angola, ou MPLA, ganhou 82 por cento dos assentos nas eleições de 2008 parlamentares, o primeiro em 16 anos. O partido mudou a constituição para que os legisladores eleijam o presidente, demolindo a votação pública prevista para 2009.

Na semana passada MPLA sinalizou pela primeira vez que a era Dos Santos na vice produtora de petróleo da África subsahariana pode estar chegando ao fim. O presidente pode demitir-se antes ou depois das eleições parlamentares do próximo ano, Rui Falcão de Andrade, membro do bureau político do partido, disse em uma entrevista de 06 de setembro.

Um tribunal em 12 de setembro condenou 18 manifestantes que exigiam o fim da presidência José Eduardo dos Santos a três meses de prisão, e sentenças similares estão pendentes contra cerca de 30 dissidentes mais. a organização “Human Rights Watch” (Defesa dos direitos humanos) condenou os ensaios, e Moco disse as sentenças vão mostrar se os tribunais são independentes de Angola ou uma “extensão” do executivo.

Moco foi primeiro-ministro entre 1992 e 1996. Ele foi demitido por Dos Santos depois de propor negociações para pôr fim a guerra civil que começou com a independência do país em 1975, demarcando-se dos ideais do seu seu ex partido, de que os rebeldes devem ser esmagadas, de acordo com reportagens da época.

—————————————————————-
Para ler o artigo original:
Editores: Ben Holland, Heather Langan.

Para contatar o repórter nesta história: Candido Mendes, em Luanda,cmendes6@bloomberg.net.

Para contactar o editor responsável por essa história: Sguazzin Antony emasguazzin@bloomberg.net.

Anúncios

~ por Havemos de Voltar em Outubro 20, 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: